Como planear a sua viagem à Islândia?

godafoss, Islândia

Planear uma viagem a Islândia pode parecer complicado, a verdade é que, com uma simples pesquisa da palavra Islândia, encontrará muitas informações sobre esta fantástica ilha, o problema é conseguir compilar toda essa informação e extrair o essencial que lhe permita organizar a sua viagem à Islândia de forma segura e viável.

Antes de começar a planear a sua viagem à Islândia convém saber algumas coisas sobre este país:

Clima na Islândia

pexels-photo

O clima na Islândia é um pouco instável. Considerado um clima oceânico subpolar, a Islândia tem verões frescos, em que as máximas podem atingir não mais do que os 15ºC, e invernos suaves com temperaturas que podem atingir os −3°C.

É frequente chover no verão, pelo que, pela nossa experiência aconselhamos que para a sua viagem à Islândia, mesmo nesta altura do ano, inclua na sua bagagem um casaco à prova de água.

Moeda

134a7f93bd79ac47af0d65fa9d72af12_thumb_60bbd9f0157b34e8

 

 

 

 

 

 

 

A moeda oficial da Islândia é  króna (kr). Neste momento, 1 euro equivale a cerca de 120 kr.

Pela nossa experiência, não irá precisar de trocar dinheiro (nós não sentimos necessidade de trocar), uma vez que o cartão de crédito é amplamente usado e foram raras as vezes em que de facto vimos alguém usar dinheiro vivo. Não se preocupe, para tudo, mesmo para valores que considera pequenos, é aceite o uso do cartão de crédito, o que acaba por facilitar a vida dos viajantes, pois não arriscam ficar com um valor em moedas que não pode trocar no banco.

Quando ir

northern-lights-in-the-wilderness

Vai depender do que pretender ver e fazer na Islândia.  Existem duas atrações naturais que estão indissociadas da época ano: o sol da meia noite, nos meses do verão, sobretudo no norte do país, e a aurora boreal que pode ser vista de outubro a março.

Como ir

Não existem voos diretos de Portugal para o aeroporto de Keflavik, o único aeroporto da ilha a receber voos internacionais, razão pela qual terá que fazer escala. As escalas mais baratas têm sido Barcelona ou Londres. No nosso caso, viajamos pela British Airways para Londres-Gatwick e de lá pela Icelandair para Keflavik.

Com um bom planeamento, pode viajar pela Wow, Easyjet ou pela Ryanair para Londres ou Barcelona, sendo que estas são companhias aéreas low cost que apresentam preços bem mais em conta do que a que usamos. Tenha em atenção que se optar por Londres, existem vários aeroportos e que poderá necessitar de translado, mesmo se a opção for Londres Gatwick ou Barcelona, poderá ter que mudar de terminal, esta informação é essencial na hora de marcar a  escala.

Como ir do aeroporto a Reykjavik

O aeroporto de Keflavik fica a cerca de 50 km da capital, e se não optar pelo alugar carro, que poderá recolher no próprio aeroporto, ou usar os seus shuttles até ao sítio de recolha dos veículos, poderá fazer a viagem até Reykjavik através dos autocarros da FlyBus  ou da AIRPORT EXPRESS, os bilhetes rondam os ISK 2.500 (cerca de  €20), de ida e os ISK 4000, ida e volta, por pessoa. Estes autocarros saem do aeroporto a cada 30 minutos, permitem-lhe o uso de wi-fi grátis e deixam-no à porta dos principais hotéis da cidade.

Se optar por esta solução poderá comprar o seu bilhete pela internet através dos sites:

https://www.re.is/flybus/

https://airportexpress.is/

Que roupa usar na Islândia

waterfall-666996_1280

Na Islândia, o tempo muda ao longo do dia, a melhor opção é vestir por camadas. Mesmo no verão as temperaturas nunca serão muito altas e o tempo muda várias vezes ao longo do dia, opte por vestir varias camadas de roupa que possa retirar ou adicionar, tendo em conta as alterações climatéricas. Casaco e botas de caminhada são fundamentais em qualquer época do ano.

Documentos

Cartão de cidadão – A Islândia faz parte dos países que se associaram aos Acordos de Shengen e por esta razão os viajantes portugueses não necessitarão de visto.. Se é  um cidadão da comunidade europeia precisará apenas do bilhete de identidade, cartão do cidadão ou passaporte, nos outros casos necessitará de um visto de entrada no país.

O que levar na mala de viagem

Fazer uma mala de viagem para a Islândia, requer alguma atenção, sobretudo se, como nós viajar só com a mala de mão. Impermeável, máscara de dormir, garrafa reutilizável e  bikini são algumas dos objetos que não deverá deixar de colocar na sua mala, confira tudo o que precisa levar no post: O que levar na mala de viagem para a Islândia?